A Bíblia Apologética com apócrifos (Terceira edição) emprega como base a tradução de João Ferreira de Almeida, edição revista e corrigida, publicada pela Imprensa Bíblia Brasileira. Uma de suas características é a de ser uma tradução de equivalência formal em linguagem erudita, onde o tradutor procura reproduzir no texto traduzido os aspectos formais do texto da língua original, ou seja, o seu vocabulário, estrutura e aspectos estilísticos. Traz também uma variedade de recursos apologéticos, entre os quais destacam-se suas notas de rodapé e seu apêndice, que contém dados importantes sobre o conceito histórico e cultural, o significado religioso e o conteúdo doutrinário das religiões, seitas e movimentos ideológicos. A seguir relacionamos e explicamos como utilizar esta que é sem dúvida uma indispensável ferramenta para o exercício da apologética cristã:
INTRODUÇÕES AOS LIVROS BÍBLICOS – Textos explicativos que contemplam a origem do título do livro, autoria, datação, assunto primordial e, especialmente, sua ênfase apologética.
OS LIVROS APÓCRIFOS DO NOVO TESTAMENTO – Comentário inserido entre o Antigo e Novo Testamento, apontando o perfil dos principais livros apócrifos neotestamentários, com destaque para uma apresentação cronológica do surgimento dessas obras.
NOTAS DE ESTUDO – Trazem informações a respeito de diversos grupos religiosos. Respondem e argumentam especificamente os versículos citados pelos movimentos heréticos e religiões. As respostas apologéticas foram elaboradas de maneira prática e concisa, especificamente para responder as religiões e seitas que citam a Bíblia Sagrada, com objetivo primordial de capacitar os cristãos evangélicos a lutar pela Defesa da Fé (Jd 3). Nesta terceira edição, o ICP acrescentou diversas notas inéditas extraídas diretamente dos livros apócrifos do Antigo Testamento reconhecidos pelo catolicismo romano, proporcionando à Bíblia Apologética um conteúdo exclusivo em língua portuguesa. Para preservar-se o caráter de livro não recepcionado pela Igreja Cristã, tais livros estão inseridos no apêndice desta Bíblia, inaugurando-o, tal como podemos constatar na explicação a seguir.
APÊNDICE
Atualizado e ampliado em mais de 300% do conteúdo de sua primeira edição. Nele os estudantes terão diversas informações relevantes para o contexto apologético e heresiológico:
OS LIVROS APÓCRIFOS DO ANTIGO TESTAMENTO – Apresentação dos livros apócrifos do Antigo Testamento, seguido dos textos apócrifos sagrados pelo catolicismo romano, com introduções a cada livro e notas de rodapé, dispostos na seguinte ordem: O livro de Tobias, O livro de Judite, O livro de Sabedoria, O livro de Eclesiástico, O livro de Baruc, O primeiro livro dos Macabeus, O segundo livro dos Macabeus, Acréscimos ao livro de Ester e Acréscimos ao livro de Daniel.
GLOSSÁRIO – Um glossário de palavras e termos usados nas notas marginais, onde esclarecemos os termos teológicos mais comuns no mundo das seitas.
CREDOS PRIMITIVOS – Seção em que apresentamos as declarações dos pais da Igreja e de concílios de épocas posteriores, que nortearam a Igreja frente às falsas doutrinas que se levantaram contra a Igreja de Cristo. Destacam-se nesta nova edição a inserção de um comentário sobre o “Credo Primitivo” e a Transcrição integral do “Tomo de Leão”.
OS PATRIARCAS – Síntese biográfica de doze “pais” da igreja cristã primitiva.
OS HERESIARCAS – Síntese biográfica de nove hereges que afrontaram e distorceram as doutrinas apostólicas nos primórdios da igreja cristã.
QUADRO RESUMIDO DOS CONCÍLIOS TRINITÁRIOS E CRISTOLÓGICOS – Planilha simplificada apontando local, data, assunto em discussão e resultado do fórum doutrinário.
AS 95 TESES DE LUTERO – Reprodução na íntegra das famosas teses do reformador Martinho Lutero, com uma introdução explicativa das correntes de exposição históricas do episódio e os diversos fatores que culminaram para o estopim da Reforma Protestante.
CRONOLOGIA DAS PRINCIPAIS CONFISSÕES DE FÉ PROTESTANTES – Planilha com as datas, nomes e um pequeno comentário das confissões doutrinárias cristãs que surgiram ao longo da história.
ESTUDO SOBRE HERMENÊUTICA – As seitas não possuem princípios hermenêuticos e interpretam os textos bíblicos conforme suas conveniências. Quando estivermos evangelizando os sectários, será fundamental que lhes chamemos a atenção para uma interpretação legítima do texto em questão. Para isso, precisamos conhecer algumas regras e leis fundamentais como as que apresentamos aqui.
COMO IDENTIFICAR UMA SEITA – Script da palestra que já foi ministrada em mais de cinco mil púlpitos em todo o Brasil. Uma seção que demonstra as características das seitas e dos falsos ensinos religiosos. Um paradigma com quatro pontos básicos que será uma ferramenta útil para o seu reconhecimento das heresias no seu cotidiano.
DIFERENÇAS ENTRE AS SEITAS E A IGREJA – Aqui são analisadas as características das seitas e da Igreja verdadeira. Aspectos sociais, estrutura organizacional, liturgia e doutrina são comparadas, visando à compreensão dos objetivos das seitas.
O FRÁGIL ALICERCE DAS SEITAS – Análise dedutiva acerca de alguns dos falsos fundamentos mais empregados pelos sectários para defender a legitimidade de seu grupo.
A SALVAÇÃO NAS VÁRIAS RELIGIÕES – Trata sobre o desenvolvimento da doutrina da salvação em diversas religiões atuais. Aqui os posicionamentos soteriológicos das grandes religiões são comparados e analisados à luz das Escrituras Sagradas.
SÍNTESE HISTÓRICA DAS RELIGIÕES E SEITAS – Esse item ajudará o estudante a ter uma visão dos pontos mais comuns de atuação dos grupos religiosos. Foram inseridos esboços históricos de todas as grandes religiões mundiais, além de uma separação didática com destaque para os grupos sectários oriundos do Brasil.
CONFRONTO DOUTRINÁRIO – Esse quadro confronta as seitas, especialmente as pseudocristãs, entre si, a partir de seus conceitos acerca de “Deus”, “Jesus”, “Espírito Santo”, “Bíblia” e “Salvação”.
VOCABULÁRIO GREGO – Contendo quase 200 palavras empregadas no Novo Testamento, esse vocabulário traz o verbete na Língua Portuguesa, o correspondente no grego, sua transliteração, e um versículo neotestamentário em que a palavra se encontra inserida. Com isso temos a proposta de compartilhar noções da língua grega, dada a sua relevância para a exegese bíblica. O vocabulário é ainda acompanhado de algumas informações históricas sobre a Septuaginta e o alfabeto grego.
A SUPREMACIA DO NOVO TESTAMENTO – Comentário sobre a inerrância e confiabilidade histórica e documental do Novo Testamento em face de outras obras seculares históricas.
CRONOLOGIA DAS HERESIAS CATÓLICAS – Apontamento detalhado e cronológico das heresias católico-romanas adotadas durante um período de 1650 anos.
BIBLIOGRAFIA – Dividida em duas sessões: Bibliografia de obras ortodoxas, onde sugerimos mais de 120 obras visando a ampliação de pesquisas na área apologética; e Bibliografia de obras heterodoxas, onde apontamos mais de 300 fontes de onde extraímos os comentários dos grupos religiosos refutados nas notas de rodapé da Bíblia Apologética de Estudo.
ÍNDICE REMISSIVO – Em separação alfabética, indica todas as notas comentadas na obra, segundo o emprego respectivo do grupo religioso, com subtópicos, conforme a disposição doutrinária do movimento.
CONCORDÂNCIA BÍBLICA – Ferramenta para pesquisa e localização rápida de versículos bíblicos.
MAPAS COLORIDOS - Demonstração do panorama religioso mundial e brasileiro a partir de dados estatísticos recentes. Nossa intenção é ajudar o estudante a entender os desafios e progressos da Igreja na evangelização do mundo.
DIMENSÕES
Altura: 24,5 cm
Largura: 17,5 cm
Profundidade: 3,5 cm
Faculdade Teológica e Apologética Cristã Dr. Walter Martin